terça-feira, 11 de novembro de 2008

Dica de leitura

Um dos livros que mais me marcaram neste ano de 2008 foi o Perfil de três reis (EDWARD, GENE – Ed. Vida, 1980). Gostaria de recomendá-lo a vocês e apresentar um breve resumo desta obra.
Em Cristo,
Eliane
O livro Perfil de três reis está dividido em duas partes, os quais tratam das características de três reis figuras importantes de Israel: Davi, Saul e Absalão.
O personagem central da história é o rei Davi. Na primeira parte do livro é abordada sua relação com o então rei de Israel, Saul, desde a época em que ele fora ungido rei de Israel por Samuel, quando era um jovem pastor de ovelhas.
Como é relatado no livro, aquele dia em que o jovem Davi foi ungido deveria ser um grande dia na vida dele. Porém, como se vê adiante, foi ali que ele começou a chamada escola do quebrantamento. A pedido do rei Saul, foi para o seu palácio a fim de tocar seu instrumento sempre que este estivesse endemoninhado. Entretanto, este rei, que era insano e ciumento, começou a sentir-se ameaçado por Davi, já que sabia que mais adiante o trono seria entregue a ele, e passou a persegui-lo.
Em toda esta primeira parte do livro narram-se estas atitudes do rei Saul contra Davi e quais foram as reações deste perante elas. Estas atitudes são chamadas de lanças, que eram atiradas contra o jovem devido ao medo que este rei tinha de perder o trono para ele.
E a reação de Davi diante destas lanças sempre foi a menos esperada. Em vez de devolvê-las, pois se formos analisar as situações aos olhos humanos ele tinha o direito de fazê-lo, ele acabava desviando-se delas. Ele o fazia porque conhecia o princípio da autoridade e submissão. Embora o rei Saul estivesse errado em suas atitudes, ele era um ungido do Senhor, e somente o próprio Deus poderia resolver o que fazer com este rei. Portanto, a atitude de Davi foi de obediência e submissão ao ungido do Senhor, não importando quão errado e fora da vontade de Deus este estivesse.
Para Davi foram muitos anos de escola de quebrantamento. Em meio a tantas perseguições, ele quase sucumbiu. Mas na verdade Deus permitiu todas estas situações em que o Rei Saul tentava destruir Davi porque Ele queria matar o Rei Saul que havia dentro deste jovem. E ele aceitou todas estas provas, silenciosamente, diligentemente. Teve todo o seu interior mutilado, sofreu, fugiu para a caverna, mas quando toda esta provação terminou, ele estava irreconhecível: nascia a humildade em seu coração. Havia se tornado um homem quebrantado.
Quando finalmente Davi é instituido Rei de Israel, sem a utilização de suas próprias forças, mas segundo a vontade do Senhor, inicia-se uma nova saga em sua vida. Na segunda parte do livro os papeis se invertem, e agora ele como rei precisa lidar com um jovem candidato ao trono: seu filho Absalão.
Mais uma vez o coração de Davi foi testado por Deus, agora de uma maneira diferente: o jovem Absalão organizou uma rebelião contra o reinado de seu pai. Mais uma vez, esperava-se que a reação do rei seria de devover as lanças que estavam sendo atiradas contra ele. Porém, a reação do rei Davi novamente foi diferente da imaginada. Ele não fez nada! Não o fez porque agora não queria ser outro rei Saul, que utilizava sua posição de poder para impor a sua vontade. Davi continuava sendo um homem segundo o coração de Deus, e por isso, aguentou toda a situação calado. Ele sabia que o trono não era dele, e sim de Deus, e por isso esperou que a mão divina resolvesse a situação. Para Davi, o mais importante não era o trono, e sim o seu relacionamento com Deus! No final do livro aparece uma fala muito interessante do rei sobre isso: “Nenhum obstáculo, nenhuma ação de minha parte há entre Deus e a sua vontade. Nada há que o impeça de realizar sua vontade. Se não devo ser rei, o nosso Deus não terá dificuldade alguma em fazer que Absalão seja rei de Israel. Agora será possível. Deus será Deus!” (p. 94) E foi exatamente isso que aconteceu. Deus foi Deus e Absalão acabou sendo morto, sem que o rei Davi precisasse mover uma palha para que isso acontecesse.

Conclusão

Estudar a história de Davi é muito interessante, e ver as atitudes de seu coração diante da soberania de Deus nos mostra como devemos agir diante de nossos líderes e liderados. Em qualquer situação devemos entender o princípio da autoridade espiritual e da submissão. A primeira só acontece quando temos a segunda em nosso coração.
Muitas vezes Deus coloca em nossos caminhos líderes que aos nossos olhos são verdadeiros “reis Saul”. Sempre estão fazendo coisas que desagradam a Deus, que nós discordamos, nos decepcionamos, nos frustramos, nos chateamos. Mas a palavra de Deus é bem clara. Em Romanos 13:1-2 o apóstolo Paulo nos ordena a que “toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus, e as que existem foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.” E o que temos que entender é que, assim como foi com Davi, o Senhor coloca estas pessoas no nosso caminho para matar o rei Saul que existe em nós, ou seja, para quebrar-nos, transformar-nos e fazer-nos segundo a Sua vontade, segundo o Seu coração.
Por outro lado, chega um momento em que Deus também nos testa colocando-nos como reis. E qual será a nossa atitude? Seremos reis à maneira de Davi ou de Saul? Agiremos segundo a nossa vontade, segundo o nosso braço, ou deixaremos que Deus seja Deus e execute a sua vontade?
O Senhor deseja de nós corações quebrantados, e ouvidos sensíveis à sua voz, pois somente desta maneira conseguiremos não devolver as lanças que são atiradas em nós. Nossa atitude deve ser de obediência e submissão, desviando-nos destas lanças, deixando que Deus tome o Seu lugar e decida o que fazer com as nossas vidas e com a vida daqueles que Ele coloca em nosso caminho, sejam eles líderes ou liderados.
Para conhecer melhor a história de Davi, você pode ler os seguintes livros da Bíblia:

I e II Samuel
I Reis
I Crônicas
Salmos

2 comentários:

Unknown disse...

Li um livro muito bom e vou deixar aqui a dica...o livro A ordem é Amém de john Chelh é surpreendente e emocionante espero que gostem eu o achei no site: www.seteseveneditora.com.br

Unknown disse...

Mais uma dica:


A Sete Seven Editora lança o curso de Inglês mais barato do Brasil por apenas 2,99 com 40 exercícios (no livro) e 40 vídeo aulas (via internet)...

Ideal para quem não tem tempo para aulas presenciais o curso Two Nine Nine que custa apenas 2,99 chegou para trazer facilidade com qualidade!!!

Veja mais detalhes no site: www.seteseveneditora.com.br

Good Class!!!!!